O pilates tem se tornado uma atividade bastante comum entre a população, sendo praticada tanto como atividade física quanto por orientação médica voltada para a recuperação de problemas de saúde. Dessa forma, pilates e Fisioterapia estão ligados na busca pelo bem-estar.
O que é pilates?
O pilates é um composto de exercícios físicos e alongamentos que utilizam apenas o peso do corpo para sua realização. Visando trabalhar a reeducação e melhoria dos movimentos trazendo benefícios ao corpo e à mente.
Esse método de exercícios foca na qualidade dos movimentos, tendo como resultado um praticante com forças revigoradas. Entre os benefícios da prática do pilates estão o aumento:
- Da força muscular
- Da capacidade respiratória
- Da flexibilidade
- Do equilíbrio
- Da coordenação motora
- Da consciência do próprio corpo
Além disso tudo, o pilates ainda pode melhorar a postura e a musculatura do “centro da força“, que é o grupo de músculos responsável pela sustentação da coluna e dos órgãos internos.
A fisioterapia desempenha um papel fundamental na área da saúde e possui uma grande importância em diversas situações. Abaixo estão alguns pontos que destacam a relevância dessa profissão:
- Recuperação e reabilitação;
- Prevenção de lesões;
- Melhoria da qualidade de vida;
- Trabalho multidisciplinar;
- Promoção da saúde e estilo de vida ativo.